segunda-feira, 28 de maio de 2012

2° Tarefa via Blog: Região de Três de Maio

 a) A região que pertence a nossa querida Três de Maio é as Missões.

Resolvemos nos aprofundar mais, trazendo um pouco da história de Três de Maio.
Três de Maio está situado na Região Noroeste do Rio grande do Sul, com área territorial de 388 Kms quadrados, distante da capital 475 Km e está a uma altitude de 343 metros acima do nível do mar.
A população é de 24.785 habitantes, dos quais 12.080 homens e 12.705 mulheres. 31,39% residem no interior e 68,61% na cidade.A renda per capita do município é de US$ 3.466,52.
Três de Maio é conhecida como Cidade Jardim do Alto Uruguai e Berço Estadual da Canção Estudantil.
Três de Maio caracteriza-se por várias origens étnicas, sendo que as mais populosas são: germânica, italiana e polonesa. Imigrantes que fizeram a História do município através da colaboração, do trabalho, dedicação e acolhida dos visitantes, próprio do povo desta terra.
É inegável a beleza urbana de Três de Maio, com canteiros nas ruas e avenidas, onde as flores dão as mais variadas tonalidades. Esta característica ímpar na região, identifica a CIDADE JARDIM.
Pioneira em festivais estudantis do estado, Três de Maio, conquistou outra identidade estadual: CIDADE CANÇÃO. É palco do famoso FEEC - Festival Estadual Estudantil da Canção, que também muito auxiliou para consagrar compositores e intérpretes oriundos do movimento estudantil gaúcho.
Três de Maio é considerado Pólo Turístico Escolar, de Saúde e Comercial, além de grandes eventos que acontecem aqui.

As terras que hoje constituem o município de Três de Maio, desde de 1682, integram a Província das Missões, administradas pelos Jesuítas. Esta situação perdurou até 1750.
Não existem documentos que comprovem a data em que chegaram os primeiros colonizadores. Sabe-se por informações de pioneiros que por volta de 1915, chegaram colonizadores descendentes de alemães, italianos, poloneses e russos. Estes colonizadores procuravam terras escuras, em direção ao rio Buricá, pois temiam o chão vermelho. Por isso, os primeiros colonizadores foram se estabelecer onde hoje é Flor de Maio e arredores, constituindo-se esta a primeira secção Santa Rosa.
A instalação do novo município só foi efetivada em 28 de fevereiro de 1955, com a posse do primeiro prefeito, Walter Ullmann. Três de Maio surgiu da fusão de três distritos: Três de Maio, Ivagaçi e Independência. Atualmente, Três de Maio possui cinco distritos: Manchinha, Progresso, Quaraim, Consolata e Barrinha.



b) Pontos Turísticos de Três de Maio. (Alguns)

CTG Tropeiros do Buricá

                                       CTG - Centro de Tradições Gaúchas
O nosso CTG. O mais "velho" da 20° Região Tradicionalista. Um Centro de Tradições frequentado e respeitado por todos da nossa comunidade e região. Com grupos de dança: Chupetinha, Dente-de-leite, Mirim, Juvenil e Adulto. Possui canchas de bocha, parque de rodeios onde são realizados maravilhosos e movimentados rodeios. O atual Patrão do nosso CTG é o Leandro Cláudio Schmitt. Localiza-se na Av. Santa Rosa, s/n.º, a 02km da sede do município.




Invernadas do CTG

 Mundo Mágico da Criança
O local possui mini-zôo, com parque repleto de fauna e flora, além de atividades culturais. Localiza-se na Rua Horizontina, 205. Aberto diariamente, das 08h às 12h e das 13h30 às 18h. 



Cascata do Rio Santa Rosa
A cascata do rio Santa Rosa, tem cerca de 10 metros de altura e 30 m de largura. Localiza-se na BR 472. Não oferece qualquer infra-estrutura ou serviço. Recebe visitação diariamente, das 08h às 17h.




c) Região das Missões

O nome Missões deriva do fato de que nessa região foram edificadas, entre os séculos XVII e XVIII, as reduções jesuíticas dos Guarani, chamadasMissões. No lado brasileiro, foram criadas sete reduções, denominadas de Sete Povos das Missões.
A Região das Missões possui uma rica diversidade cultural graças ao grande número de etnias que se instalaram na região, como os alemães, italianos, poloneses, russos, portugueses, espanhóis, afro-brasileiros, árabes, franceses entre outros. Algumas cidades sofrem maior influência alemã, como Santa Rosa, Santo Cristo e São Pedro do Butiá. Em outras cidades, destaca-se a presença italiana.
Em Guarani das Missões destaca-se a presença dos descendentes poloneses, por isso sendo chamada a Capital Polonesa dos Gaúchos. Em algumas cidades não há uma etnia predominante, por abrigar várias etnias, como em Santo Ângelo.
Os missioneiros, como são conhecidos os habitantes da Região das Missões, possuem grande apreço à cultura gaúcha. Em quase todos os municípios, os tradicionalistas se reúnem nos Centros de Tradições Gaúchas, onde cultivam as tradições e costumes gaúchos.
Fazem parte da Região das Missões um total de 46 municípios. As Missões abrangem duas grandes rotas turísticas, que não coincidem com as microrregiões: Rota do Rio Uruguai e Rota Missões. É por isso que, dependendo do contexto, são considerados apenas os municípios da Rota Missões como missioneiros.








Fontes:
 

Capitã Daniela ;*

Um comentário: